Buscar

Filosofia

.


“Aristóteles achava que todas as nossas ideias e pensamentos tinham entrado em nossa consciência através do que víamos e ouvíamos. Mas nós também temos uma razão inata. Temos uma capacidade inata de ordenar em diferentes grupos e classes todas as nossas impressões sensoriais. É assim que surgem conceitos como os de ‘planta’, ‘animal’ e ‘homem’. (...) ” (Gaarder. J.)


“Aristóteles não negava que o homem tivesse uma razão inata. Muito pelo contrário: para ele a razão era precisamente a característica mais importante do homem. Só que nossa razão permanece totalmente ‘vazia’ enquanto não percebemos nada. Uma pessoa, portanto, não possui ideias inatas.” (Gaarder. J.).


Sobre o pensamento de Aristóteles é correto afirmar:

I- Aristóteles é considerado precursor do empirismo filosófico. O empirismo filosófico é uma tendência de pensamento que afirma que os sentidos são a fonte do conhecimento humano.

II-conforme Aristóteles, não há conhecimento ou comportamento adquirido junto ao meio social.

III-Aristóteles, assim como Platão, é considerado precursor do racionalismo por afirmar que temos ideias inatas, que já nascem conosco.

IV-Aristóteles, assim como todo adepto do empirismo, desconsidera a importância da razão humana.

V-Aristóteles, assim como Platão, é considerado precursor do racionalismo, pois enfatiza a importância da razão para a constituição do conhecimento seguro.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais