A maior rede de estudos do Brasil

Alfabetização- tempo de aprender

O Programa “Tempo de aprender” estabelece algumas ações de formação continuada de professores alfabetizadores, apoio pedagógico para a alfabetização, aprimoramento das avaliações escolares e valorização dos professores. Tal programa é destinado ao último ano da pré-escola e ao 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Sendo assim, por que o documento do PNA – Política Nacional de Alfabetização estabelece apenas esses anos escolares para essa política? O que isso tem a ver com as práticas pedagógicas, com a formação dos professores e com a alfabetização?

 


Pedagogia

UEMS


3 resposta(s)

User badge image

Sthefany Bezerra

Há mais de um mês

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país.

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país.

User badge image

ROSANGELA MARINHO

Há mais de um mês

Para o ministro, a alfabetização na idade certa é um grande desafio para todo o país e particularmente relevante para a região Norte. “Nós estamos fazendo um pacto específico para a região Norte. Seja na alfabetização, na leitura, na matemática e na redação, nossas crianças de até 8 anos na região Norte têm um grande desafio pela frente”, disse.

Mercadante destacou a importância das secretarias no programa. “A participação das secretarias estaduais e municipais é importante para que possamos garantir que todas as crianças saibam ler e escrever. Toda escola começa por esse alicerce”, explicou o ministro.

Para o secretário estadual de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, o Pnaic Norte atuará em eixos específicos para o fortalecimento da educação na região. Entre os eixos estão a fortalecimento da gestão, estadual e municipal, do pacto; formação de professores, e valorização dos professores alfabetizadores. “No Norte do Brasil, 35% das crianças não estão sendo alfabetizadas. Esse olhar é para que a gente possa superar este desafio. Esta parceria vai mudar a cara da educação na região Norte”, afirmou.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

User badge image

Joseny Coelho Amaral

Há mais de um mês

Toque é pesquisar o livro Tempo de Aprender da página 2 a 7

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes