Buscar

Explique detalhadamente o que é dor e inflamação, citando um exemplo de cada uma. ?

💡 2 Respostas

User badge image

Cláudia Corrêa Bressan

A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável que está associada a lesões potenciais ou reais Podemos entender que a dor é uma maneira de sinalizar que determinado organismo está sofrendo algum estímulo potencialmente perigoso e possíveis patologias. Exemplo: dor aguda repentina no peito podendo anteceder alguns minutos antes de ocorrer um infarto.

A inflamação é uma resposta do organismo ao dano em determinado tecido ou local a uma infecção. O processo inflamatório faz parte da resposta imune inata, envolve inúmeras células do sistema imune, mediadores moleculares e vasos sanguíneos. Exemplo: Otite média, ouvido inflamado. 


Site utilizado para elaboração da resposta:


https://www.infoescola.com/sistema-imunologico/inflamacao/

0
Dislike1
User badge image

Laura Andrade

  • A inflamação é uma reação básica de defesa de tecidos vascularizados a um agente agressor caracterizada morfologicamente pela saída de líquidos e de células do sangue para o interstício.
  • Suas causa são:
  • 1. Agente biológico - infecções
  • 2. Agentes Químicos
  • 3. Agressão física - lesões mecânicas e térmicas
  • 4. Reações imunes
  • presença local de células inflamatórias
  • 5. Neoplasia e necrose

 – A dor pode ser definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão real ou potencial. A dor fisiológica é um reflexo protetor do organismo, para evitar uma injúria ou dano tecidual. Frente à lesão tecidual a dor patológica providenciará condições para a cicatrização. Uma vez instalada a injúria pode se introduzir o conceito de dor patológica que, segundo sua origem, pode ser classificada como nociceptiva (somática ou visceral) ou neuropática. A dor pode também ser classificada segundo determinação temporal em dor aguda ou crônica. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais