A maior rede de estudos do Brasil

onde devo usar o MAS e o MAIS?

Português

Ce Estado Do Maranhao


10 resposta(s)

User badge image

Samara Batalha

Há mais de um mês

mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.
mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.
User badge image

Jeferson Bruno

Há mais de um mês

Mas:

É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.

Ex:

– Hoje acordei animada, mas não quis ir trabalhar.

– Já tenho muitos livros, mas não consigo parar de comprar outros.

Mais:

É, na maioria das vezes, um advérbio de intensidade e corresponde ao contrário de “menos”. Faça a troca mentalmente e veja se é esse o caso. Se for, escreva MAIS sem medo de errar.

Ex:

– Meus amigos têm mais qualidades do que defeitos.

– Fale mais alto, por favor.

“Mas” e “mais” também apresentam outras classificações. “Mas” pode ser, além de conjunção, substantivo masculino. E “mais”, além de advérbio, pode ser adjetivo e substantivo masculino. O português é uma língua incrível. Dê uma olhadinha no dicionário agora mesmo para conferir outros exemplos de como essas palavras podem ser usadas.

Bônus: aprenda quando usar a vírgula com “mas”!

Usa-se vírgula antes de “mas” entre duas orações. Exemplos:

– O carro não era meu, mas de um amigo. 

– A obra foi bem planejada, mas esqueceram alguns detalhes.

Usa-se vírgula depois de “mas” quando se intercalar oração ou adjunto adverbial de certa extensão na oração adversativa. Exemplos:

– A empresa era bem administrada, mas, por falta de recursos, não se modernizara. (veja que a vírgula também aparece antes porque são mais de uma oração)

– A natureza é mãe generosa e boa, mas, todas as vezes que a maltratamos, castiga-nos impiedosamente. (a vírgula também aparece antes pelo mesmo caso do exemplo acima)

Não há vírgula depois de “mas” no início do período, em frases do tipo: “Mas como ele conseguiu dominar a rebelião?”/”Mas que crimes cometera ele para ser tão odiado?” (observação: fique atento! Escrever “mas” no início do período, muitas vezes, é incorreto. Exemplo (do que não fazer): “Ele não foi ao teatro. Mas ao cinema.”. O correto é: Ele não foi ao teatro, mas ao cinema”.)

User badge image

RODRIGO PONTES

Há mais de um mês

1 - "Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto". Por exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu.

2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano.

A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes