Buscar

Qual a diferença de resumo para resenha?

💡 2 Respostas

User badge image

lizzz <3

Resumo é o tipo de texto que visa recapitular ou elaborar uma síntese das ideias principais e secundárias de outro texto. Já a resenha é a apresentação de um produto com um parecer, favorável ou não, a ele.

0
Dislike0
User badge image

Alessandra Gama da Silva

Resenha é um resumo em que o leitor expressa a sua opinião crítica, enquanto resumo é uma explicação básica, precisa de determinado texto. A Norma ABNT 6028 indica quais são, o que são e suas características. Explicação retirada da norma da ABNT 2.2 resumo: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Resumo. Rio de Janeiro. 2002.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais