Buscar

Qual alternativa?

A partir do surgimento da Sociolinguística, podemos verificar que novas formas de se compreender a língua foram surgindo e que a questão das variedades foram começando a ser reconhecidas. Com base nisso, leia a seguinte frase e responda à questão.


“A questão não é de erro, mas de adequação às circunstâncias de uso, de utilização adequada da linguagem” (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1998, p. 31).


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental . Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 31.


Assim, selecione a alternativa correta.

      1 O que deve ser ensinado responde às imposições de organização clássica de conteúdos na gramática escolar.

      2 A preocupação é garantir que os estudantes dominem, especificamente, a leitura e a escrita dos textos acadêmicos e científicos.

      3 A adequação da linguagem deve sempre estar presa ao português utilizado em textos científicos e acadêmicos.




      4 O importante é saber ajustar “os recursos expressivos, a variedade de língua e o estilo às diferentes situações comunicativas”.

      5 Todo texto deve ser baseado em clássicos escritores, que determinam a norma culta e a adequada forma de se comunicar.

💡 1 Resposta

User badge image

Renato Fabiano 3313

4 O importante é saber ajustar “os recursos expressivos, a variedade de língua e o estilo às diferentes situações comunicativas”.

Justificativa:

o uso da língua deve estar ajustado ao contexto de uso e o ensino deve capacitar o aluno/pessoa a estar capacitado a reconhecer diferentes variações, usar em contextos apropriados e ainda utilizar sua forma própria associada a seu grupo sócio-cultural, étnico, etc. Deve-se evitar usar a comunicação informal ou palavrões e gírias em um contexto no qual é solicitado o uso escrito formal da língua; sempre reconhecendo a liberdade do interlocutor para se expressar segundo sua vontade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais