Buscar

sistema tegumentar. Qual dessas é a certa?

O vírus linfotrópico para células T humanas tipo I (Human T-cell lymphotropic vírus; HTLV-I) foi descoberto em 1980, isolado de células derivadas de paciente com linfoma cutâneo e, logo a seguir, relacionado à leucemia/linfoma de células T do adulto (adult T-cell leukemia/lymphoma; ATL), doença descrita três anos antes no Japão. Pouco depois da descoberta do HTLV-I, foi isolado outro retrovírus, o HTLV-II, que tem semelhança com o HTLV-I em 66% das sequências genômicas, havendo reações sorológicas cruzadas entre eles”.

 

BITTENCOURT, A. L.; FARRÉ, L. Leucemia/linfoma de células T do adulto. Anais Brasileiros de Dermatologia , v. 83, n. 4, 2008, p. 352.

 

O enunciado aborda a presença do vírus linfotrópico para células T humanas tipo I (HTLV-I) em linfoma de células T do adulto, sugerindo uma relação etiológica entre o vírus HTLV-I e esse tumor cutâneo maligno. 

 

A respeito da doença, assinale a alternativa correta.

a-Divide-se em quatro formas clínicas, e em todas é observada a presença de lesões nodulares, descamação e prurido ao longo do tecido cutâneo.

b-Divide-se em quatro formas clínicas, e em todas é observada a presença de lesões maculares, manchas e placas distribuídas ao longo do tecido cutâneo.

c-A leucemia/linfoma de células T do adulto é muito similar à micose fungoide; a primeira é caracterizada por lesões de diâmetros variados, e a segunda, por lesões muito pequenas

d-.A leucemia/linfoma de células T do adulto, assim como a micose fungoide, é altamente agressiva e rara.

e-Todas as quatro formas clínicas podem se tornar crônicas, caracterizando a “apresentação de crise” que geralmente evolui para óbito.

💡 2 Respostas

User badge image

Camila Daudt

RESPOSTA CERTA B
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais