A maior rede de estudos do Brasil

como funciona a progressão de pena?


5 resposta(s)

User badge image

Antonio ramos

Há mais de um mês

fechado, semi-aberto e aberto

fechado, semi-aberto e aberto

User badge image

frederico sax

Há mais de um mês

progressão de regime é um direito de toda a pessoa que foi condenada por algum crime com pena privativa de liberdade, previsto na forma do art. 33, §2, do Código Penal. Ela nada mais é do que a possibilidade de o preso passar do regime prisional que está cumprindo pena para outro mais benéfico

User badge image

eagle store

Há mais de um mês

As penas em si, como as restritivas de liberdade, foram criadas pelo homem ao longo do tempo com a finalidade de organizar a sociedade, punindo aquelas pessoas que não colaboravam com o seu bom conviver.

As primeiras formas de cumprimento de penas eram extremamente rígidas, levavam o ser humano a condições torturantes – tanto física quanto psicologicamente. As primeiras formas de pena eram de completa submissão, como no caso do sistema penitenciário pensilvânico, no qual os presos ficavam em confinamento absoluto, proibidos de se comunicarem, e obrigados a rezar, o que levava muitos deles à insanidade, bem como a cometer suicídio.

Num aspecto evolucionário tem-se o sistema auburniano, no qual, apesar do isolamento noturno e dos castigos físicos, já previa o trabalho em conjunto durante o dia.

Neste prisma, vislumbra-se que o sistema progressivo de execução das penas aplicado no Brasil é, ao menos teoricamente, bastante adequado, por proporcionar gradativamente a reinserção do preso ao convívio social, o que é muito diferente de sair repentinamente do confinamento absoluto.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes