A maior rede de estudos do Brasil

Como faço um planejamento de aula ?

Pedagogia

Colegio Cev


5 resposta(s)

User badge image

Rafael Garcia

Há mais de um mês

Tema da atividade; público alvo (ex: 6º ano), objetivos gerais e específicos (ex: Possibilitar a motricidade do aluno), Conteúdo; Recursos que irá utilizar (lousa, livros, materiais impressos, recursos digitais); avaliação; referências (é importante colocar suas bases teóricas).

Tema da atividade; público alvo (ex: 6º ano), objetivos gerais e específicos (ex: Possibilitar a motricidade do aluno), Conteúdo; Recursos que irá utilizar (lousa, livros, materiais impressos, recursos digitais); avaliação; referências (é importante colocar suas bases teóricas).

User badge image

Juliana Prestes

Há mais de um mês

Depende da forma que você quer fazer. Faço projetos como planejamento. Tenho alguns modelos de arte. Esse a baixo é para o 2º ano.

Resgate do brincar.



Tema do Projeto: Brincadeiras populares e sua importância para uma aprendizagem mais prazerosa.

Professor Responsável: Juliana Prestes

Disciplina: Arte

Série: 2º anos A e B

Data de Início: Realizarei o projeto durante o 1º bimestre

 

Questão Geradora:        

 

Do que a gente brinca? Foi sempre assim? O que aprendemos brincando?

 

Objetivos:

 

Arte

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.

(EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das

ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.

(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

 

Conteúdos Conceituais Envolvidos:

 

Roda de conversa;

Explorar imagens

Leitura;

Teatro;

Debates;

Entrevistas;

Atenção e Concentração;

Comunicação.

 


Atividades Desenvolvidas em Processo:

1º aula - Obra de arte “Jogos infantis” de Pieter Bruegel. Olharemos a obra e levantarei questões para que se aprofundem mais na imagem. (O que eles vêem na imagem? Todos vêem a mesma coisa? Quem será que fez essa obra e o por quê? Quem são os personagens representados na obra? Existe alguma brincadeira nessa obra que podemos realizar? Entre outras...) Após debate sobre, e conclusões tomadas, escolheremos juntos uma brincadeira existente na obra e realizaremos fora da sala de aula.

 

2º aula – Roda de conversa sobre a questão geradora - “Do que a gente brinca? Foi sempre assim?”. Outras questões poderão ser levantadas, como: “Os adultos ainda brincam?” entre outras. Preparar uma entrevista e entrevistar os adultos da escola sobre o tema. Listar algumas brincadeiras citadas nas entrevistas. Levar uma entrevista para casa e entrevistar os adultos que convivem com eles. Perguntas da entrevista: “Do que você brincava quando era criança?”, “Você ainda brinca? Porque?” e “Como as crianças brincam hoje em dia?”

 

3º aula – Roda de conversa sobre as entrevistas feita em casa. Jogo teatral “cenas congeladas” sobre brincadeiras antigas e atuais. Estabelecer relação palco e platéia. Registrar a vivencia em um protocolo.

 

 4º e 5º Aula - Assistir um trecho do vídeo do espetáculo teatral “Avoar” de Vladmir Capella – Montagem do grupo “Raizes do Porto” de Porto Velho / RO. Ler um pequeno trecho do espetáculo. Roda de conversa sobre o espetáculo. Fazer ligação com a obra de Pieter Bruegel. Criar individualmente um desenho que tenha relação com o que vem sendo trabalhado.

 

6º aula – Expor em um painel os desenhos criados. Conversa sobre como apreciar as obras dos amigos com respeito. Jogar um jogo popular que conheceram nas obras trabalhadas.

 

7º, 8º, 9º aula - (Encontro de Gerações) Roda de conversa sobre a questão geradora: “O que aprendemos brincando? ”. Decidir juntos a maneira artística que poderemos apresentar nossas conclusões sobre o projeto trabalhado. Listar, ensaiar, produzir. Tentar um produto final para o evento Olhares poéticos”.

Obs.: Caso necessite, como sugestão, poderemos confeccionar algum jogo resgatado.

 

10ª aula – Roda de conversa – autoavaliação em grupo. Retirar exposição de desenhos.

 

 

Produto Final/Publicação:

 

- Exposição de desenhos em mural. (Local a decidir com o grupo)

- Apresentação artística (a decidir com a turma) para o evento “Olhares poéticos”.

 

Material a ser usado:

 

- TV.

- Papel canson.

- Tinta guache, pincéis, lápis de colorir, canetinhas.

- Obra de arte “Jogos infantis” de Pieter Bruegel.

- Texto teatral “Avoar” de Vladmir Capella.

 

Recursos para Produção e/ou Apresentação:

 

- Vídeo

- Exposição

- Sala de aula;

- Espaços externos no colégio. (Pátios, quiosque, parque...)

 

Critério de Avaliação:

-Fazer anotações sobre o progresso das crianças através da oralidade (rodas de conversas);

- Avaliação formativa, observando a compreensão das crianças sobre o assunto proposto para posterior intervenção do que não foi assimilado de forma satisfatória e organizando intervenções;

 

*Este documento preenchido dever ser enviado primeiro ao DCDP para a devida análise.

User badge image

Caroline Besson

Há mais de um mês

Leve em consideração os objetivos e o arcabouço cultural de seus alunos

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes