A maior rede de estudos do Brasil

Os danos ambientais podem ser classigicados de diversas formas,com intuito de compreender a extensão e gravidade que ele ensejou. ADEMAIS,deve-se ?


3 resposta(s)

User badge image

David Miranda

Há mais de um mês

Deve-se ao favor.
Deve-se ao favor.
User badge image

jefferson sampaio

Há mais de um mês

O mundo se depara, hoje, com grande deterioração do patrimônio ambiental. No Brasil, as tragédias de Mariana e Brumadinho são exemplos disso. Isso faz com que a sociedade, e também os estudiosos do Direito, saiam em busca de soluções para esta problemática e para os danos ambientais.

Algumas peculiaridades pertencentes aos danos ambientais, como a irreversibilidade, por exemplo, estão aguçando a consciência do legislador pátrio na busca de normas jurídicas realmente eficazes para essa luta.

No Brasil, modernamente, temos as chamadas ações coletivas. Tais ações são traduzidas em Ação Civil Pública e Ação Popular, medidas estatais que lutam pela defesa do meio ambiente. Estas ações são instrumentos poderosos na luta da sociedade contra atos que agridem a coletividade. Isso faz com que os agressores (e seus interesses metaindividuais) reparem os danos cometidos dentro das limitações legais. Além disso, ainda coibam futuras agressões a tais direitos.

User badge image

Josias Rodrigues

Há mais de um mês

São vários os fatores que alteram as condições ambientais, muitos deles são causadores de Danos que podem resultar em prejuízos diversos ao meio ambiente e aos indivíduos que o habitam. Este trabalho tem o intuito de analisar as espécies de Danos Ambientais e as formas de reparação, que são de extrema importância para que seja preservado o meio ambiente ecologicamente equilibrado e consequentemente a sadia qualidade de vida para a presente e futuras gerações. Para tanto busca-se fazer um apanhado geral acerca do Dano Ambiental e o dever de repará-lo. Verifica-se que primeiramente deve-se buscar a restauração do bem lesado, mesmo que mais onerosa, e somente quando essa não for possível, é admissível a conversão em indenização pecuniária, que deverá ser destinada á recomposição dos Danos.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes