Buscar

Diferença entre PULSÃO E INSTINTO

💡 4 Respostas

User badge image

Claudia Cunha

pulsao - situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o corpo.

Instintos- não são herdados, mas são estimulos internos do corpo.


0
Dislike0
User badge image

Rayssa Galdino

Um instinto poderia ser, em outras palavras, um comportamento biologicamente herdado, igual em todos os membros de uma determinada espécie, que perante um estímulo motiva ações com a finalidade ligada à sobrevivência e/ou reprodução.

0
Dislike0
User badge image

Alex Miranda

O instinto (instinkt) tem relação com aquilo que nos impulsiona enquanto corpo animal para a obtenção de nossas necessidades animais (comer, beber, dormir, fazer sexo, se proteger, dentre outros), é sempre inscrito em um determinismo que antecede o indivíduo – é da espécie; a pulsão, por sua vez é um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático; ou ainda, “ é o representante psíquico dos estímulos que se originam dentro do organismo e alcançam a mente. Falando de outra maneira, o instinto nos leva à vontade de comer (qualquer coisa que faça parte de nossa cadeia alimentar) para não morrer de fome, já a pulsão nos leva à vontade de comer (algo específico como um bolo, um sanduíche, etc..) para não morrer de fome. Notamos que há uma diferença entre os dois objetos que serão comidos: um é um objeto qualquer que faça parte da nossa cadeia alimentar - que eliminará a nossa fome física, ao passo que o outro, é um objeto específico (um bolo, um sanduíche, etc...) que também sanará uma tensão causada por um desejo (observemos o desejo incontrolável da grávida). O objeto de destino da pulsão tem uma representação. Nesse caso, não é somente o bolo que se está devorando, mas todo o significado que ele representa (a lembrança do prazer infantil, por exemplo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais