A maior rede de estudos do Brasil

quais os tipos de furradeiras?

Mecânica

Shunji Nishimura Escola Senai


4 resposta(s)

User badge image

Alisson Morais

Há mais de um mês

Existem diversos tipos de furadeiras, entre estas destacam-se as furadeiras horizontas, as furadeiras industriais, as furadeiras verticais, as furadeiras radiais, as furadeiras manuais, furadeiras eletro-pneumáticas automáticas e as furadeiras de avanço servo-acionadas

Existem diversos tipos de furadeiras, entre estas destacam-se as furadeiras horizontas, as furadeiras industriais, as furadeiras verticais, as furadeiras radiais, as furadeiras manuais, furadeiras eletro-pneumáticas automáticas e as furadeiras de avanço servo-acionadas

User badge image

LD VD

Há mais de um mês

Furadeira portátil

Um dos tipos de furadeira mais conhecidos, a furadeira portátil é o modelo mais simples e tem esse nome justamente porque pode ser transportada facilmente de um lado para o outro. Há os modelos que precisam estar sempre ligados na tomada por um cabo e os modelos que funcionam a bateria e, portanto, não precisam do cabo.

As furadeiras portáteis estão disponíveis em vários tamanho e potências. Muitas delas também têm a função de rotação reversa, que facilita a retirada da furadeira caso a broca fique presa durante o procedimento.

Furadeira de impacto

Se você pretende furar paredes de concreto, vai precisar de uma furadeira com função de impacto ou, popularmente falando, com função martelete. Além das funções normais de uma furadeira portátil, a furadeira de impacto tem um movimento adicional na direção axial que faz com que a broca dê pequenas batidas na parede.

Isso é necessário para perfurar superfícies mais duras, como o concreto. Nas furadeiras de impacto, geralmente há uma chave onde você escolhe se quer apenas a furação ou também a função impacto, que geralmente é identificada pelo desenho de um martelo.

Furadeira de bancada ou sensitiva

A furadeira de bancada, como o nome sugere, é feita para ser utilizada em uma superfície plana, como uma bancada ou mesa. A furadeira fica posicionada no sentido vertical e a peça a ser furada é posicionada logo abaixo da broca.

Usando uma alavanca, a furadeira é movida para baixo em direção à peça. O operador precisa continuar movendo a alavanca para baixo até que a profundidade do furo tenha sido atingida. Como o operador precisa sentir a força necessária para realizar o furo, esse tipo de furadeira também é chamado de furadeira sensitiva.

Para quem não quer ter os todos os modelos, há a possibilidade de comprar um suporte para a furadeira portátil. Ao ser encaixada nesse suporte, ela possa ser usada de forma semelhante à furadeira de bancada.

Ou seja, se você comprar uma furadeira portátil com função impacto e um suporte para bancada, já poderá fazer quase tudo que precisa em casa com a furadeira.

Além destes três modelos, há outros tipos de furadeira que são usados em ambientes industriais ou oficinas profissionais, principalmente para peças de grandes dimensões e produção em série. Esses tipos de furadeira são:

  • Furadeira de coluna: se assemelha à furadeira de bancada, mas é mais robusta e adequada para peças grandes e pesadas;
  • Furadeira radial: é parecida com a furadeira de coluna, com o diferencial que o cabeçote da furadeira pode girar em torno do eixo da coluna e movimentar para frente e para trás. É usada para peças grandes, onde é mais fácil movimentar a furadeira do que a peça;
  • Furadeira múltipla: são máquinas que possuem diversas furadeiras em um uma só permitindo a realização de diversos tipos de furos na mesma máquina. Esse tipo de furadeira é utilizado para produção em série.


User badge image

Gustavo La Puma

Há mais de um mês

Existem diversos tipos de furadeiras, entre estas destacam-se as furadeiras horizontas, as furadeiras industriais, as furadeiras verticais, as furadeiras radiais, as furadeiras manuais, furadeiras eletro-pneumáticas automáticas e as furadeiras de avanço servo-acionadas.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes