Buscar

Qual a importância do ADH?

💡 3 Respostas

User badge image

Luma Micaely

O hormônio ADH ( hormônio antidiurético) é responsável e importante para a reabsorção de água no organismo, o ADH é acionado atuando nos rins, quando o corpo está desidratado , e necessita reter água.
1
Dislike0
User badge image

Cleyson Matheus

Atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo e a concentração de íons e, consequentemente, elevando a pressão arterial.

1
Dislike0
User badge image

Alyne Almeida

O ADH é o hormônio responsável pela vasoconstrição moderada dos vasos sanguíneos(arteríolas), causando um aumento da pressão sanguínea. Ele é secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial. É secretado pela neuroipófise, mas é produzido por células nervosas no hipotálamo. Entre outras funções fisiológicas destaca-se o aumento da permeabilidade das células nos túbulos renais, aumentando a reabsorção de água, em casos de desidratação e auxilia na hemostasia, contribuindo para a coagulação sanguínea, aumentando a concentração dos fatores de Von Willebrand e VIII. Ele também pode atuar como neurotransmissor sendo encontrados receptores para a vasopressina em várias estruturas do SNC. A falta de produção de ADH pode levar a pessoa a ter uma desidratação, desenvolvimento de diabetes insipidus, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais