Buscar

o campo das ciências da comunicação se caracteriza por uma multiplicidade de paradigmas, teorias e metodologias (incluindo a maior parte dos referidos

“[...] o campo das ciências da comunicação se caracteriza por uma multiplicidade de paradigmas, teorias e metodologias (incluindo a maior parte dos referidos no ponto anterior) mas, ainda, e talvez mais importante do que isso, por uma pluralidade disciplinar em que se incluem ciências matemáticas, físicas, sociais, humanas e as próprias “humanidades”. Apesar – e através – desta pluralidade é possível, no entanto, detectar algumas tendências fundamentais: a ênfase na recepção em detrimento da produção, na interação em detrimento da transmissão; uma atenção especial aos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais dos fenômenos da comunicação; uma preferência pela observação e análise de aspectos concretos e pontuais em detrimento da teorização genérica e especulativa; [...]”.


(J. Paulo Serra, Manual de Teoria da Comunicação. Universidade da Beira Interior. 2007, p. 69).

                                                                                                                    

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas abaixo.


I. Os meios de comunicação de massa não se esgotam em sua função comunicativa porque podem ser vistos a partir de vários aspectos sociais que lhes dão sustentação.


II. As técnicas dos processos de comunicação só podem ser entendidas e analisadas a partir da ótica dos processos de interação e da função desses meios junto à sociedade.


III. A comunicação, na atualidade, se constitui centro do pensamento contemporâneo e do poder decisório, uma vez que seu conteúdo epistemológico lhe dá suporte para isso.


IV. Todos os esforços atuais para definir o estatuto epistemológico da comunicação estão baseados em questões respaldadas no cenário intelectual por teorias que a sustentam.


É correto o que se afirma em


Escolha uma:

I, III e IV.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, apenas.

IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Eliane Cristina

I e II
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais