Buscar

Filosofia

Leia os textos a seguir.

 

Texto I 

 

Mesmo o indivíduo mais bem-dotado, seja ele poeta ou físico, jamais perceberá todo o seu potencial ou emprestará à sua época toda a contribuição de que é capaz, sem que a imaginação lhe tenha sido despertada pelas aspirações e realizações dos que viveram antes dele. Os intelectuais humanistas têm, portanto [...] a honra e o dever de interpretar o passado para cada nova geração de homens que não podem deixar de viver num canto pequeno da terra por um breve espaço de tempo. 

 

OLYMPO, José. Comissão de Humanidades. In: Grécia Clássica. Rio de Janeiro, 1970 apud MOTA, Myriam. História das cavernas ao Terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997, p. 33.

  

Texto II

 

Resta-me acrescentar que, para a virtude ser perfeita, é preciso que a nossa vida, em todas as circunstâncias, mantenha uma linha de rumo constante e em inteira coerência consigo mesma, o que apenas poderemos conseguir através da ciência, do conhecimento das coisas humanas e divinas. Aqui reside o supremo bem; se atingires este ponto deixarás de ser um suplicante, para te tornares amigo íntimo dos deuses! 

 

LÚCIO, SÊNECA. Cartas a Lucílio. (tradução, prefácio e notas de J.A. Segurado Campos). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007, Carta 31, p. 119. 

  

Texto III

 

Quando o homem, pela primeira vez, ergueu os olhos para o céu, não foi para satisfazer a uma curiosidade meramente intelectual. O que realmente buscava no céu era seu próprio reflexo e a ordem do seu universo humano. 

 

CASSIRER, Ernst. Antropologia Filosófica. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 84.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A relação da comunicação com o Sagrado está representada naquilo que chamamos de divino, ou seja, a linguagem que os homens criam para representar o ser transcendental.

II. Os ideias dos povos primitivos que começaram a se relacionar com o ser divino eram ainda rudimentares, logo eles não podiam desenvolver o contato com o sagrado.

III. As situações de conflitos entre religião e mitologia apontaram para a necessidade de comunicação com Deus-Pai-Filho-Espírito Santo.

IV. O indivíduo, inspirado em sua relação com os símbolos e percebendo o incompreensível em seu redor, compreende que no conhecimento sobre o sagrado se depara com o mistério do divino.

 

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Filosofia atividade

Filosofia

LAUREATE

User badge image

Alexia

Question Icon

calculo numérico

Engenharia da Computação

LAUREATE

User badge image

Alexia