Buscar

MATRIZES CLÁSSICAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Karl Marx e Max Weber são dois pensadores clássicos do campo da Sociologia. O conceito de proletariado, aliado ao conceito de classe, está bastante presente na obra de Marx;já para Weber, o conceito de ação social é bastante significativo. Observe as seguintes citações:

“Por ‘proletariado’ deve entender-se economicamente o assalariado que produz e expande o capital e é lançado à rua logo que se torna supérfluo às necessidades de expansão do ‘monsieur capital’, como o chama Pecqueur” (MARX, 2001, p. 717).

A Sociologia “visa compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos” (WEBER, 2000, p. 03).

MARX, K.. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001.

WEBER, M. Economia e Sociedade. 4. ed. Brasília: UnB, 2000.

Com base nos conteúdos apresentados na Unidade 1 e a partir dessas duas citações, argumente de que forma os conceitos de classe social, de Marx, e de ação social, de Weber, contribuíram para a consolidação da Sociologia no campo científico.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Tanto o conceito de classe social de Marx quanto o conceito de ação social de Weber foram fundamentais para a consolidação da Sociologia como uma disciplina científica. Marx, em sua obra "O Capital", desenvolveu a teoria da luta de classes, na qual a sociedade é dividida em duas classes principais: a burguesia, detentora dos meios de produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho. Essa análise das relações de produção e da exploração do trabalho contribuiu para a compreensão das desigualdades sociais e da dinâmica do sistema capitalista. Por sua vez, Weber enfatizou a importância da ação social na compreensão da sociedade. Ele definiu a ação social como qualquer ação que leva em consideração o comportamento dos outros e atribui um significado a essa interação. Weber destacou que a ação social pode ser orientada por valores, normas, interesses individuais ou coletivos, e que essas ações influenciam a estrutura social. Dessa forma, os conceitos de classe social de Marx e de ação social de Weber contribuíram para a consolidação da Sociologia ao fornecerem ferramentas analíticas para compreender as relações sociais, as desigualdades e os processos de mudança social. Essas teorias permitiram aos sociólogos investigar e explicar os fenômenos sociais de forma mais sistemática e científica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais