Buscar

Quais são as características que estruturam a gestão escolar atual?

💡 6 Respostas

User badge image

Alline Pinheiro

Compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.

1
Dislike0
User badge image

Lucimara Maria Pedroso

Para conseguir conquistas, é fundamental ter um planejamento. Portanto, se você procura uma gestão escolar de qualidade, o primeiro passo a ser dado é elaborar um completo e preciso planejamento escolar.

Sua definição ajudará a apontar os caminhos e percursos da instituição de ensino a fim de alcançar e superar as metas estabelecidas. O planejamento escolar permite que você determine um objetivo a ser alcançado, como crescer em números de alunos, conquistar um número maior de aprovações em vestibulares, expandir o espaço físico etc.

Tendo um foco maior, é possível destrinchá-la em metas menores, espalhadas ao longo do ano. Por exemplo, a fim de garantir um número maior de estudantes aprovados em vestibulares, a gestão escolar agirá de determinada maneira nos primeiros três meses do ano.

Assim, o gestor poderá acompanhar o desenvolvimento das atividades e perceber se o objetivo final será alcançado ou se será necessário fazer pequenos ajustes na rota.

O momento mais adequado para elaborar um planejamento escolar é antes do início do período letivo. Pois, assim, será possível estabelecer os objetivos e criar estratégias para alcançá-los em tempo hábil.

Com um plano bem elaborado, ficará mais fácil de agir em situações de imprevistos. Afinal, será mais fácil identificar a melhor maneira de lidar com qualquer empecilho. Além disso, você poderá elencar os problemas ocorridos no ano anterior, a fim de tirar lições e metodologias para amenizá-los durante o próximo período letivo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais