Buscar

Filosofia questão

Uma das questões centrais para ética na contemporaneidade é a questão da ética educação. Tendo como referência o texto que compõe o nosso livro e aborda esta questão, reflita sobre as afirmações a seguir e marque verdadeiro ou falso e em seguida assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:

 

[ ] Neste contexto, a educação deixou de ser espaço de diálogo – aberto, crítico e (re)construtivo – em busca do esclarecimento emancipatório, passando a desempenhar um papel puramente estratégico, orientado aos interesses hegemônicos do capital e do chamado “livre mercado”.

 

[ ] A realidade ética/educacional não está dissociada das demais dimensões da realidade (social, política, cultural e econô­mica) em que estamos inseridos e, portanto, encontra-se também em situação de crise.

 

[ ] O projeto ético/educacional hegemônico da modernidade tornou-se, também, esclerosado e insuficiente para o momento de crise em que nos encontramos.

 

[ ] A educação é precisamente o processo através do qual o homem toma consciência desta totalidade como condição de possibilidade de sua auto-realização como homem.

 

[ ] É preciso, portanto, desenvolver uma compreensão ética/teórica essencialmente crítica acerca dos saberes técnico-científicos envolvidos nas práticas tecnológicas do mundo contemporâneo. Esta crítica ética/teórica faz-se necessária, uma vez que, no universo da “civilização tecno-científico-industrial”, a técnica deixa de ser considerada um instrumento e/ou meio para a realização de algo (fins) e passa a se determinar como fim em si.

Marque a Sequência correta, de cima para baixo:

Escolha uma:

a. V V V V F

b. F F F F F

c. V V V V V

d. V V F F V

e. V V V F F

💡 1 Resposta

User badge image

Manoela Fonseca

Letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais