Buscar

DE exemplo de princípio ativo cuja ação é inibir as tirosinases envolvidas no processo de pigmentação da pele é o ácido.

PROVA

💡 8 Respostas

User badge image

Julia Cavalcante Camargo

Ácido kojico, ácido tranexâmico, ácido retinóico, ácido mandélico
0
Dislike0
User badge image

Bárbara Castro de Sá Duarte

ácido latico; ácido Kójico; ácido arbitin ( similar a hidroquinina, porém é atóxico).

0
Dislike0
User badge image

Vanessa Medeiros

ÁCIDO KÓJICO: Ativo que tem efeito inibidor sobre a tirosinase, e resultando na diminuição da síntese de melanina, induz a redução da eumelanina em células hiperpigmentadas. Não provoca irritação e também não é citotóxico.

ÁCIDO TRANEXÂMICO: Mostrou uma redução da atividade da tirosinase, enzima chave da síntese de melanina, somente em presença de queratinócitos condicionados. Estes resultados indicam que o Ácido Tranexâmico inibe a síntese de melanina não pela atuação direta nos melanócitos, mas através da inibição dos ativadores dos melanócitos contidos na cultura de queratinócitos condicionados. A inibição do ativador do plasminogênio, tipo-uroquinase (Upa) em cultura com queratinócitos condicionados e com anticorpo especifico anti-Upa mostrou um aumento da tirosinase e inibição de mudanças morfológicas de melanócitos. Estes resultados sugerem que Ácido Tranexâmico inibe a síntese de melanina nos melanócitos pela interferência com a interação dos melanócitos e queratinócitos através da inibição do sistema plasmina-plasminogênio.

O Ácido Tranexâmico bloqueia a conversão do plasminogênio (presente nas células basais epidérmicas) em plasmina, por meio da inibição do ativador de plasminogênio. A plasmina ativa a secreção de precusores da fosfolipase A2, que atuam na produção do ácido araquidônico e induzem a liberação de fator de crescimento de fibroblasto (BFGF). Trata-se de um potente fator de crescimento de melanócito. Já o ácido araquidônico é precursor de fatores melanogênicos como, por exemplo, prostaglandinas e leucotrienos. O ativador de plasminogênio é gerado pelos queratinócitos e aumenta a atividade dos melanócitos in vitro. Apresenta níveis séricos aumentados com o uso de anticoncepcionais orais e na gravidez.

ARBUTIN: Ativo despigmentante de origem natural, tem ação inibidora da tirosinase, sem causar irritação e com menor citotoxicidade, sendo uma alternativa segura para tratamentos de hipercromias.

Atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina através da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Age impedindo a produção de melanina no local que é aplicado, também apresenta menor probabilidade de provocar hiperpigmentação irreversível.



HEXYLRESORCINOL: Ativo clareador da pele, forte inibidor das enzimas tirosinase e peroxidase presentes na formação da melanina, além de regular o processo de melanogênese agindo em cinco etapas diferentes.


EXTRATO DE UVA-URSI: Possui uma ação inibidora da tirosinase, degrada a melanina existente na pele, provocando modificações estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, combate os radicais livres, processos inflamatórios, degradando naturalmente a melanina. Tem sua eficácia comprovada semestrais científicos.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais