Buscar

qual a função do senado federal? e o que é veto presidencial?

💡 8 Respostas

User badge image

Kailma Abreu

Para além de sua inquestionável importância política, ele possui funções legislativas de caráter mais geral que são compartilhadas com a Câmara dos Deputados, outras, são de sua exclusiva competência.

O veto presidencial de itens, ou veto parcial, é uma forma especial de veto que autoriza o chefe do poder executivo a rejeitar determinadas disposições de uma lei aprovada pelo poder legislativo sem vetar toda a legislação. Muitos países possuem normas diferentes em relação ao veto parcial.

1
Dislike0
User badge image

Danilo França

O Senado Federal representa os Estados, ao passo que a Camâra dos Deputados representa o Povo. Toda lei feita pelo Congresso Nacional, para produzir efeitos no mundo jurídico necessita da promulgação do Presidentente da República. Caso o presidente não concorde com a lei, ele poderá vetá-la total ou parcialmente. O veto pode ser por político (veto político) ou jurídico (por ser inconstitucional).

1
Dislike0
User badge image

ruth lucena

veto é uma etapa do processo de criação das leis ordinárias. A função de criar essa leis recai sobre o Poder Legislativo. Para que novas leis sejam criadas, é preciso que os parlamentares (deputados ou senadores) apresentem perante seus colegas novos projetos de lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais