Buscar

O que é um bom brainstorming na sua opinião?

Se você pudesse definir um único indicador de sucesso de um brainstorming, qual seria ele?

💡 6 Respostas

User badge image

Carla Vitorino

Eu entendo brainstorming como uma dinâmica de ideação em que o objetivo é gerar novas ideias. Partindo desse objetivo, eu assumiria que o indicador de sucesso seria o volume de novas ideias geradas. Podendo olhar ainda mais fundo, tentaria ver a qualidade dessas ideias, o quanto são produtivas e acionáveis, o que está muito relacionado ao quanto os participantes foram preparados para a dinâmica. Então, resumiria meu indicador como a quantidade de ideias produtivas e acionáveis geradas.

5
Dislike0
User badge image

Sarah

Podemos analisar essa questão por duas óticas

1- Engajamento do time

2- Resultado (insights > soluções)


A metodologia utilizada tem que favorecer o engajamento e participação, para que todos se sintam a vontade em contribuir, e assim diferentes perspectivas trabalharem juntas. Um engajamento bom favorece bons resultados, mas não os garante. Por isso não acho válido analisar os dois indicadores de forma isolada.

O resultado será influenciado pela qualidade das ideias e a capacidade do time transformar insights em acionáveis. Dependendo da organização proposta será um momento pós-brainstorming mas está diretamente ligado a qualidade deste.

4
Dislike0
User badge image

Mariana Gomes

Entendendo o Brainstorming como parte "divergente" do processo criativo, no meu ponto de vista o sucesso estaria relacionado à capacidade de gerar um grande volume de ideias de forma ágil, a partir de diferentes perspectivas e do cumprimento da "agenda" combinada com o grupo.

Não consegui ser objetiva, mas acho que é mais uma "definição" de sucesso do que um "indicador" - me ajudem nessa rs!


Portanto, o papel do facilitador é preponderante:

  • Definição clara e objetiva do problema a ser resolvido
  • Engajamento do time roubando da @Sarah =)
  • Bom aproveitamento do tempo
  • Definição precisa de cada atividade - objetivo, materiais e duração
  • Visão pré-durante-pós (envio de materiais para preparação, condução da atividade durante e envio ou uso correto na etapa seguinte dos "resultados" da atividade)


Só então na parte "convergente" do processo criativo é que eu olharia para o refinamento dos insights e quão acionáveis eles são. Talvez tendemos a misturar, até pela popularidade do Design Sprint, essa questão de divergente e convergente, meio que tudo acontece junto nesse caso (e também pelo timing, na hora do "vamo vê" é outra coisa, né). Então aqui a minha opinião seria olhando mais pra essência do brainstorming como momento para "divergir"/"abrir".

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais