Buscar

como o crossing-over promove a variablilidade genetica

💡 4 Respostas

User badge image

Giselle Sampaio Zandonaide

O crossing over é um fenômeno que envolve cromátides homólogas durante o processo de divisão celular (meiose). Nesse evento ocorre a quebra de segmentos das cromátides em certos pontos, seguida de uma troca desses segmentos correspondentes entre elas.

As trocas provocam o surgimento de novas sequências gênicas ao longo dos cromossomos. Sendo assim, se no cromossomo havia vários genes combinados em determinada sequência, após a recombinação gênica oferecida pelo do crossing over, o sequenciamento genético naquele trecho muda, garantido a variabilidade genética.


1
Dislike0
User badge image

ADAO JEOVAH JOSE RIBEIRO ROCHA

com recombinação genética, os cromossomos homólogos trocam partes entra se misturando seu material genético.

0
Dislike0
User badge image

Lari Amorim

Trata-se de um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Ocorre a quebra delas em alguns pontos e, na sequência, há uma troca de pedaços correspondentes entre elas. Vale destacar ainda que as trocas provocam o surgimento de outras sequências de genes ao longo dos cromossomos. Dessa forma, se existem vários genes combinados em um cromossomo, após o crossing a combinação pode ser alterada.

Nesse processo, acontece a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Ele ocorre durante a prófase I da divisão celular meiosePor conta dessa característica, o crossing aumenta a variabilidade genética.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais