Buscar

Quais as variáveis que compõem o cálculo de VPL?

Todo investimento ou aplicação de determinado volume de capital requer do responsável ou portador uma avaliação otimizada a respeito da movimentação pretendida, visto que o mercado financeiro é cada vez mais instável e agressivo, e planejamento mal executados ou inconclusivos elevam os riscos e agravam a posição de vulnerabilidade do agente. Existe uma série de indicadores financeiros ,cada qual com uma funcionalidade e adequado a uma perspectiva que o avaliador possa ter neste processo. Dentre estes, o Valor Presente Líquido se apresenta como uma ferramenta mais robusta para análise de investimentos devido a amplitude de resultados que oferece, inclusive em situações de paradoxo de oportunidades, como em projetos mutuamente exclusivos, algo os demais principais indicadores financeiros não propiciam.


Quais as variáveis que compõem o cálculo de VPL?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O cálculo do Valor Presente Líquido (VPL) leva em consideração as seguintes variáveis: 1. Investimento inicial: é o valor que será desembolsado no início do projeto ou investimento. 2. Fluxo de caixa: são os valores de entrada e saída de dinheiro ao longo do tempo, relacionados ao projeto ou investimento. 3. Taxa de desconto: é a taxa utilizada para trazer os valores futuros para o valor presente. Geralmente, é utilizada a taxa mínima de atratividade ou o custo de oportunidade do investimento. 4. Período de análise: é o período de tempo em que serão considerados os fluxos de caixa. 5. Taxa de crescimento: é a taxa utilizada para projetar os fluxos de caixa futuros, caso haja um crescimento ou decréscimo esperado. Essas variáveis são utilizadas no cálculo do VPL para determinar se um investimento é viável ou não, considerando o valor presente dos fluxos de caixa em relação ao investimento inicial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais