Buscar

Metodologia do ensino do português na alfabetização

”Desprezando os diferentes níveis de conhecimento trazidos pelas crianças com experiências diversas das esperadas, a escola exige que todos percorram o caminho da mesma forma e ao mesmo tempo. (...). Não leva em conta as características culturais e do desenvolvimento individuais que atuam como variantes na determinação do tempo para aprendizagem da leitura e da escrita. [...] Assim, o aluno acaba sendo culpabilizado por se encontrar distante do ponto que se instituiu como início da aprendizagem escolar. (...) [e] ao apresentar as primeiras dificuldades em acompanhar o ritmo do ensino, é abandonado.” (SEE/FDE, 1997, p.10-11) 

 

Fonte: SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. A defasagem entre série/idade regular de matrícula e o projeto “classes de aceleração”. São Paulo, 1997.

 

A partir da leitura do texto, podemos dizer que a escola deve:

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Boretti Tucci

Entender o universo do aluno e seu saber pré adquirido para traçar as propostas de aprendizagem, considerando os saberes do aluno em questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais