Buscar

Justifique sua resposta, informando, em caso negativo, como deverá proceder o Juiz do processo ao verificar eventual vicio.

Paulo, de quinze anos de idade, ajuizou ação em uma vara cível, sem a devida representação de um de seus genitores, contra a escola particular em que estuda, objetivando obter indenização por danos morais decorrentes de ofensas repetidamente proferidas por colegas, tendo alegado ser alvo de bullying. O adolescente sustentou que a pessoa jurídica teria obrigação legal e contratual de coibir tais comportamentos. Com base nessa situação hipotética, responda: a- Paulo é parte legítima para figurar no polo ativo da ação em referência? Justifique sua resposta. b- Paulo possui capacidade processual ? Justifique sua resposta, informando, em caso negativo, como deverá proceder o Juiz do processo ao verificar eventual vicio.

💡 4 Respostas

User badge image

Matheus Viana

Paulo não possui capacidade civil de ser parte em qualquer procedimento jurídico, pois é absolutamente incapaz, conforme determina o código civil. O juiz extinguirá o processo por falta de preenchimento da petição inicial.

0
Dislike0
User badge image

Andrea Dias da Costa

Paulo é parte legitima, art. 17, CPC, mas não tem capacidade processual. Deve ser representado por um dos pais ou tutor ou algum outro representante legal.

O juiz ao verificar o vício deve suspender o processo e intimar Paulo, através do advogado para regularizar a situação, de acordo com o art. 76, CPC.

0
Dislike0
User badge image

Vitória Fogaça

Não. Paulo deve ser representado por seus genitores, uma vez que conta com 15 anos, apenas. O Juiz deve chamar os genitores ao processo, na condição de representantes, assim, sanando o vício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais