Buscar

A sociedade limitada, prevista no Código Civil entre os Artigos 1.052 e 1.087, corresponde ao tipo societário mais utilizado no Brasil.

A sociedade limitada, prevista no Código Civil entre os Artigos 1.052 e 1.087, corresponde ao tipo societário mais utilizado no Brasil. Designado anteriormente como sociedade por quotas de responsabilidade limitada, esse tipo societário ganhou popularidade pelo fato de abrigar sócios com responsabilidade limitada e por ser facilmente adaptado a pequenos e médios empreendimentos. Sobre as regras que regulamentam a sociedade limitada, não se pode afirmar:

a)

O conselho fiscal é órgão fiscalizatório e facultativo na sociedade limitada, com atribuições fixadas no Art. 1.069 do Código Civil. Esse conselho deve ser composto por, no mínimo, três conselheiros remunerados, com suplentes, podendo tais conselheiros serem sócios ou não. Devem, entretanto, ser eleitos em assembleia anual e devem, obrigatoriamente, residir no País.

b)

A deliberação dos sócios deve ser tomada em reunião ou assembleia. A assembleia é obrigatória quando a sociedade possui mais de dez sócios. Em todos os casos, a reunião ou a assembleia tornam-se dispensáveis quando todos os sócios decidirem, por escrito, sobre a matéria que seria objeto delas.

c)

Os quóruns são divididos em quóruns de instalação das reuniões ou assembleias, ou quóruns de deliberação, sendo estes últimos considerados para tomada de decisões, uma vez realizada a instalação. Assim sendo, há uma diversidade de quóruns que merecem atenção.

d)

O sócio pode retirar-se da sociedade caso não coadune com as decisões tomadas em assembleia ou reunião nas quais se delibere sobre modificação do contrato, fusão da sociedade ou incorporação. Sua saída deve ocorrer nos trinta dias subsequentes à reunião.

e)

No caso da regra específica para as sociedades limitadas, o procedimento de exclusão de sócio é judicial, cuja deliberação de exclusão deve ser tomada em reunião ou assembleia específica para esse fim, por sócio(s) titular(es) de mais da metade do capital social.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais