Buscar

Qual é a diferença de teatro arena e teatro oficina?

💡 6 Respostas

User badge image

Elizabete Ferraz

O Teatro Oficina foi local de grande parte da experiência cênica internacional, que reuniu de Brecht, Sartre ao Living Theatre. Foi neste lugar que foi lançado um importante manifesto da cultura brasileira, o Tropicalismo, versão na década de sessenta do movimento antropofágico de Oswald de Andrade. Este influenciou músicos, poetas e outros artistas.

O Teatro de Arena foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60. Inicia-se em 1953 tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro, sua existência termina em 1972. Em seu palco, de cerca de 90 lugares, hoje Teatro de Arena Eugênio Kusnet apresentaram-se espetáculos de importantes diretores e dramaturgos brasileiros como José Renato Pécora, Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri.

1
Dislike0
User badge image

Elaine Cristina da Silva Pinto

O Teatro de Arena foi um grupo de teatro criado na década de 50 e e tem sua trajetória enquanto companhia interrompida na década de 70, com a forte repressão da Ditadura Militar, porém o espaço ainda existe na cidade de São Paulo, sob o nome atual de Teatro de Arena Eugênio Kusnet. A principal linha dramatúrgica do Teatro de Arena foi traçada com objetivo de nacionalizar os clássicos e revelar novos autores brasileiros. Com influência de Brecht, Augusto Boal criou o sistema coringa de atuação, em que os atores se revezavam representando quase todos os personagens. O Arena revelou grandes nomes do teatro brasileiro, tais como Gianfrancescesco Guarnieri, Oduvaldo Vianna Filho, Flavio Migliaccio e Augusto Boal. Dentre os espetáculos mais relevantes estão: Eles Não Usam Black-Tie, e Arena Conta Zumbi.


O Teatro Oficina é a sede da companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona, fundada pelo Zé Celso Martinez, cujo prédio foi eleito pelo jornal The Guardian como o melhor teatro do mundo na categoria Projeto Arquitetônico, e por isso recebeu uma grande parte da experiência cênica internacional O Teatro Oficina revelou importantes artistas da dramaturgia brasileira, tais como Etty Fraser e Leona Cavalli e o seu palco testemunhou um momento histórico importantíssimo para a cultura brasileira, que foi o lançamento do Tropicalismo, movimento que exerceu forte influência no trabalho da companhia.



0
Dislike0
User badge image

Lucas leonel

TEATRO DE ARENA:O Teatro de Arena foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60. Inicia-se em 1953 tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro, sua existência termina em 1972. Em seu palco, de cerca de 90 lugares, hoje o Teatro de Arena Eugênio Kusnet.


TEATRO DE OFICINA: O Teatro Oficina foi local de grande parte da experiência cênica internacional, que reuniu de Brecht, Sartre ao Living Theatre. Foi neste lugar que foi lançado um importante manifesto da cultura brasileira, o Tropicalismo, versão na década de sessenta do movimento antropofágico de Oswald de Andrade.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais