Buscar

Descreva as diferentes faces do segundo molar superior permanente?

💡 1 Resposta

User badge image

Vinicius Kruschewsky Oliveira

Face vestibular: Possui a cúspide disto-vestibular muito menor do que a mesio-vestibular, separadas por um pequeno sulco. Essa diferença de tamanho faz com que a borda oclusal se incline cervicalmente da mesial para a distal.

Face lingual: A cúspide distolingual é muito pequena e as vezes nem existe. Quando não existir, faz com que o dente seja tricuspidado.

Faces de contato: A face distal é convexa, e a mesial é achatada. Pelo fato da face mesial ser maior do que a distal, é possível ver o contorno da mesial observando-se pela distal.

Face oclusal: Por essa vista, observa-se a borda lingual muito menor do que a borda vestibular, fazendo com que a mesial e distal convirjam para a lingual. Também há convergência das faces livres para a distal. Possuem sulcos principais que formam um "H", mas quando o dente é tricuspidado, esses sulcos formam um "T", podendo ainda apresentarem um ponte de esmalte ligando as cúspides mesiolingual à distovestibular.

Espero ter ajudado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais