Buscar

Contrato de doação - Civil III ?

O fato de o donatário atentar contra a vida do irmão do doador, o autoriza a revogar a doação? Justifique e fundamente.

💡 3 Respostas

User badge image

Roberto Carlos Mota Junior

Revogação


A doação por se tratar de um contrato, se extingue pelas mesmas formas que os contratos em geral. Entretanto, nas doações tende-se a ser feita por meio de revogação.

O ordenamento jurídico, faz referência a duas situações para à revogação da doação, que são: ingratidão do donatário, e descumprimento de encargo. (Grifo nosso).

A revogação por ingratidão, é explicada por Queirôz (2012, p.66) que “[...] o código civil não admite que o beneficiário com a doação pratique atos em total contradição com o sentimento de gratidão que se espera daquele contemplado com alguma liberalidade. ”

Tratando-se de revogação por ingratidão, existem algumas maneiras a serem manifestadas para o desfazimento do contrato de doação, sendo elas aqui mencionadas:

1) caso o donatário cometer crime de homicídio doloso, ou atentar contra vida do doador, neste caso não é necessária a sentença no âmbito criminal com transito em julgado, basta somente a pratica do ato.


1
Dislike0
User badge image

Amanda Machado

Sim, conforme o artigo 558,do CC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais