Buscar

Quem é pessoa para o Direito?

💡 3 Respostas

User badge image

Heloisa Pires de Oliveira

É todo ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações, conforme descrito no Art. 1º, do Código Civil: "Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil". E pra fazer referência a este primeiro, o Art. 2º traz: "A Personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro". Em consonância com esses artigos, é considerado pessoa para o Direito, desde o nascituro. Se o indivíduo vem a falecer, faz cessar sua personalidade civil. Espero ter agregado de alguma maneira com a minha resposta!

1
Dislike0
User badge image

wagner da silva

Sim. E existe também a figura da pessoa jurídica, que pode se tratar de uma empresa particular ou um órgão público. existem correntes que adimitem o presuposto de que uma pessoa jurídica pode vir a cometer um crime,porém é pacífico que sua pena em razão do cometimento de um suposto crime  não poderá ser aplicada ser exercida por esta pessoa, pois trata-se aqui de um ser virtual, não físico, devendo as penalidades serem impostas ao titular ou titulares que presidenciam aquele órgão.

1
Dislike0
User badge image

Juliana Souza Morais

No Direito Civil as relações jurídicas nascem da vida em sociedade e se formam entre pessoas. No Direito brasileiro há de se falar em dois tipos de pessoa: a pessoa jurídica e a pessoa natural ou física.   Falar de pessoa é falar também de personalidade.

Pessoa natural: todo aquele que nasce com vida torna-se pessoa, pois adquire personalidade, e personalidade é atributo é qualidade do ser humano, condição preliminar de todos direitos e deveres. "Art. 1º, do Código Civil: "Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil".  Art. 2º traz: "A Personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro."

Pessoa Jurídica: reconhecimento dado pelo direito a certas entidades morais. São entidades a que a lei confere personalidade, capacitando-as a serem sujeitos de direitos e obrigações. Resulta da vontade humana.

OBS.: Para um estudo mais detalhado recomendo a leitura do livro "Direito civil brasileiro volume 1 parte geral" de Carlos Roberto GonçalvEs, você o encontra pra baixar nos arquivos do Passei Direto.

Bons Estudos!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Quem é pessoa para o Direito?

Direito Processual Civil I

ASCES

User badge image

Rosi Araújo

Question Icon

Quem é pessoa para o Direito?

Direito Processual Civil I

ASCES

User badge image

Rosi Araújo

Materiais relacionados