A maior rede de estudos do Brasil

Quais os melhores autores para o estudo de Pesquisa e Profissão?

Preciso de livros para o estudo sobre pesquisa e profissão para a elaboração de um seminario interdisciplinar.

Didática

UNIASSELVI


4 resposta(s)

User badge image

Taislaine

Há mais de um mês

1. As Cem Linguagens da Criança: Reggio Emilia – Vol. 1 e 2
Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, 296 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444

“Clássico mundial a respeito do trabalho com a Educação Infantil na cidade italiana Reggio Emilia, aclamada como a melhor do mundo há 50 anos. Oferece importante reflexão sobre como as crianças são concebidas e suas aprendizagens baseadas nas relações, no contexto social e cultural e aponta para a importância da documentação pedagógica.”

 

2. Alfabetização em Processo
Emilia Ferreiro, 136 págs., Ed Cortez, tel.: (11) 3611-9616

“Escrito há vinte e cinco anos, contribui para que os aprendizes de professores compreendam os caminhos percorridos pelas crianças no processo de aquisição da representação escrita da linguagem e da representação por escrito de quantidades e operações.”

 

3. Afinal, O Que Os Bebês Fazem no Berçário? – Comunicação, autonomia saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva
Paulo Fochi, 160 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444

“Registro da pesquisa desenvolvida no mestrado pelo jovem autor sobre quais ações dos bebês emergiam de suas experiências em contextos de vida coletiva e que impactos as mesmas criam nas práticas docentes dos adultos responsáveis. Coloca em evidência uma etapa infantil pouco valorizada nos cursos de Pedagogia.”

4. Professora Sim, Tia Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar
Paulo Freire, 128 págs., Ed Olho d’Água, tel.: (11) 3673-9633

“Paulo Freire deve estar presente em toda biblioteca de nossos futuros professores. E este título, em especial, discute a profissionalidade docente, reflexão tão necessária nos dias de hoje.”

 

5. O trabalho Docente – Avaliação, valorização, controvérsias
Bernadete A. Gatti, 256 págs., Ed Autores Associados – Fundação Carlos Chagas, tel.: (19) 3789-9000

“Bernardete Gatti é o principal nome da pesquisa nacional que revela, denuncia e defende as condições da profissão docente no Brasil. Todo professor precisa conhecê-la e pensar sobre as importantes questões que suas pesquisas revelam.”

 

6. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio
Fernando Hernández e Montserrat Ventura, 200 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444

“Ainda que possa ser complementado por textos mais recentes, o livro mantém atualidade ao contribuir com uma discussão sobre a organização do currículo por meio de projetos que estimulam a resolução de problemas em equipe, a fim de estimular o pensamento crítico e a produção autoral e ofertar uma alternativa concreta para a pedagogia informativa e memorizadora.”

 

7. O Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas – Crônicas brasileiras
Ana Maria Mello (org.), 241págs., Ed Artmed, tel.: 0800 703 3444, 61 reais

“Histórias possíveis de práticas pedagógicas realizadas em diferentes creches e pré-escolas brasileiras podem servir de modelo afirmativo para aqueles estudantes que ainda desvalorizam o trabalho com a primeira infância. Fácil de ler, mas profundos por dar a
User badge image

ju

Há 18 dias

O trabalho do docente

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes