Buscar

Disserte sobre as situações em que o ICMS se torna cumulativo ? ( * Máximo 4000 caracteres ).

O Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços possui caráter de não cumulatividade, mas pode se tornar um imposto cumulativo e não permitir o crédito em algumas situações específicas. Disserte sobre as situações em que o ICMS se torna cumulativo. ( * Máximo 4000 caracteres ). ?

💡 1 Resposta

User badge image

Juliana Francisco

O ICMS pode se Tornar um Imposto de Caráter acumulativo e não permitir o crédito quando:

- O adquirente for consumidor final da mercadoria, Salvo Exceções:(Na Revenda de mercadoria há uma exceção que permite o crédito de IPI quando a PJ adquire material destinado para revenda passa a ser equiparada a indústria. neste casso deve efetuar o pagamento de IPI na revenda podendo, entretanto creditar-se do valor de IPI pago o momento do desembaraço aduaneiro.)

- O adquirente for Optante do simples Nacional:(O contribuinte não poderá aproveitar nem um crédito. Temos, portanto um ICMS incorporado ao preço de aquisição que será creditado ao efetuar a renda, o contribuinte deverá tributar novamente o montante da operação com o ICMS correspondente á sua faia de enquadramento.)

- O produto estiver sujeito à substituição tributária:( O ICMS não transita pelo livro fiscal, Exceto quando a mercadoria adquirida não sujeita á substituição tributaria do ICMS for originaria de outra unidade de federação, Neste caso deve ser registrado o diferencial de alíquotas do ICMS quando a legislação dos estados assim exigir.)

 

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais