Buscar

“a vida sem reflexão não vale apena ser vivida”. Qual sentido dessa frase para a nossa vida hoje? O que Sócrates quer dizer com essa afirmativa?

.

APOLOGIA DE SÓCRATES - O papel do filosófico

Começamos com a apologia, um dos primeiros, se não o primeiro dos diálogos de Platão, escrito ainda sob o forte impacto do julgamento e da condenação de Sócrates. Com efeito, a Apologia, ou defesa, consiste no discurso perante o júri ateniense que o condenou. Acusado de desrespeitar as leis da cidade e os deus tradicionais e de corromper a juventude ateniense, Sócrates é levado a julgamento. Recusa-se a apresentar uma defesa tradicional, (...). Sócrates rejeita a alternativa do exílio, mantendo-se coerente com seu estilo de vida e de filosofar, afirmando que “a vida sem reflexão não vale apena ser vivida”.


Faça uma análise interpretativa sobre a frase do pai da filosofia: “a vida sem reflexão não vale apena ser vivida”.

Qual sentido dessa frase para a nossa vida hoje?

O que Sócrates quer dizer com essa afirmativa?

💡 1 Resposta

User badge image

Du Fontolan

Sócrates quis dizer que não devemos viver pelo simples fato de estarmos vivos. A reflexão nos leva ao auto conhecimento, e assim podemos melhorar a nossa forma de viver e tratar as pessoas. Também nos leva a desenvolver a virtude da paciência além de nos proporcionar sabedoria, para transmiti-las a quem necessitar.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais