Buscar

Descreva o funcionamento de um Firewall.

 Um ambiente com diversos computadores conectados entre si e com a internet está sujeito a riscos tanto interno quanto externo. Nesse contexto, descreva o funcionamento de um Firewall. 

💡 1 Resposta

User badge image

Julia Martins

No processo de filtragem feito pelo firewall, o que determina quais dados têm seu trânsito permitido, é um conjunto de regras previamente estabelecidas, que recebe o nome de política de segurança ou regras do firewall.

As regras do firewall são determinadas de modo a permitir apenas que dados que não signifiquem ameaça à integridade dos dispositivos que fazem parte de uma rede, tenham tráfego permitido. O que consistir alguma tipo de ameaça ou mesmo apenas algo não permitido, deve ser bloqueado.

Sim, o papel de um firewall não é apenas controlar e impedir ações maliciosas sobre o conteúdo de uma rede, mas também determinar ações que por alguma razão, quem administra a rede, não deseja que ocorram, como por exemplo, acessos a determinados conteúdos ou envios de e-mail, ou downloads ou qualquer tipo de atividade que se queira evitar.

Assim, se por exemplo, o administrador de uma rede de empresa entender que algumas portas possam representar algum tipo de risco ao ambiente, tais portas são bloqueadas e com isso todos os pacotes de dados oriundos ou destinados a estas portas, serão bloqueados. O bloqueio pode ser baseado em outros parâmetros, como por exemplo, um protocolo e assim, se o http for bloqueado, nenhum usuário conseguirá realizar acesso a sites.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais