Buscar

Como ocorre a reabsorção no túbulo proximal dos principais íons e de água?

Sistema Renal

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Santana

Transporte ativo para sódio e glicose, por exemplo.
0
Dislike0
User badge image

Júlia Bittencourt

A reabsorção tubular inclui mecanismos passivos e ativos, portanto, essa etapa de reabsorção de líquidos e sólidos estão anexadas ao mecanismo de transporte.

O túbulo proximal têm uma alta capacidade de reabsorção, devido as características celulares especiais, por serem altamente metabólicas e com grande número de mitocôndrias. Por isso, a principal força de reabsorção de sódio, cloreto e água se dá pela bomba de sódio-potássio ATPase.

Porém, na primeira metade do túbulo proximal, o sódio é reabsorvido por co-transporte junto com a glicose, aminoácidos e outros solutos. Para a segunda metade do túbulo proximal, resta portanto, a reabsorção de sódio sobretudo com os íons cloreto (a alta [ ] de cloreto facilita a difusão para dentro do líquido intersticial) pelo mecanismo de contratransporte (reabsorvendo sódio enquanto secretam outras substâncias para a luz tubular, especialmente íons hidrogênio).

Fonte: Tratado de fisiologia médica - Guyton & Hall

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais