Buscar

O que caracteriza o instituto jurídico?

💡 9 Respostas

User badge image

Marcilene Molina Borlini

"Instituto Jurídico" é um termo genérico que se usa em Direito para dizer que determinada situação, medida, condição ou fato é algo que é tão especial (no sentido de "consolidado pelo uso e pela tradição durante longos séculos") para a vida em sociedade, que deve ser tratado como um "instituto jurídico" que merece um tratamento diferenciado. 

1
Dislike0
User badge image

Adriano de Brito

O instituto jurídico é a reunião de todas as normas jurídicas com fim de propiciar a realização de uma interação social ou interesse próprio de uma pessoa. O conjunto de institutos jurídicos que são caracterizados por conter harmonia, coerência lógica e unidade de afim formam um ramo e o conjunto de ramos a ordem jurídica.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Rocha

Conjunto de normas reguladoras ou disciplinadoras de certa criação legal, com características próprias, constituindo uma entidade autônoma de direito, que atende a interesse de ordem privada ou pública: a falência, a servidão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais