Buscar

O que foi o movimento chamado iluminismo?

💡 10 Respostas

User badge image

Isa Pereira

O iluminismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu por volta do século XVIII, cujo qual é conhecido como "O Século das Luzes". É importante ressaltar que os pensadores dessa época defendiam o uso da razão e da cientificidade deixando de lado aqueles pensamentos que visavam apenas as ideias da igreja e muitos desses pensadores ou faziam parte da burguesia ou eram patrocinados pela mesma, visto que essa classe estava em busca de ascensão e não havia outra maneira melhor que mudar o pensamento da sociedade em questão. Além disso, o iluminismo foi contrário ao Antigo Regime (absolutismo) justamente porque os reis baseavam-se na igreja, já que essa proporcionava o "Direito Divino dos Reis" indo diretamente em oposição ao que os novos pensadores acreditavam.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".
0
Dislike0
User badge image

sem nome

Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais