Buscar

O que é o mundo sensível e inteligível de acordo com os pensamentos de Platão?

💡 1 Resposta

User badge image

Camilla Keilhany

O Sensível é o terreno, aquilo que pode ser acessado pelos seus sentidos (tato, olfato, paladar, audição, visão) é algo que ta no mundo "físico" é a cadeira da sua casa que você pega, vê etc.


Já o amor não está nesse quesito, você não enxerga o amor, você pessoas fazendo atos que você enquadra como "amorosos". Mas não podemos tocar "O amor", por num microscópio, estudar sua massa, volume. Porém o amor existe, ele é uma ideia que só pode ser acessada com o pensamento. Isso é o inteligível.


Note que a cadeira da sua casa (muito provavelmente) tem tamanho, material, cor e formato diferentes da cadeira da minha casa, porém nós identificamos esses dois objetos diferentes como "cadeira". Segundo Platão o motivo é porque ambos os objetos tem em si parte da "cadeira ideal" modelo que serve para identificarmos todas as cadeiras que nos tropeçamos por aí. As cadeira que a gente vê são sensíveis (elas tem uma aparência), a "ideia de cadeira" é inteligível (ela é pensada).


Espero que tenha ajudado ^^

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais