Buscar

Thomas Sowell é conservador?

💡 8 Respostas

User badge image

Débora Silva

E se Thomas Sowell, um dos maiores cientistas sociais americanos, dissesse que cotas raciais não são a melhor maneira de combater o racismo?

Pois é isso o que ele defende – e, antes que alguém o acuse de racismo: ele próprio é negro e nascido em uma família pobre.

Thomas Sowell ganhou notoriedade por estar nessa surpreendente condição; mas o próprio fato de nos surpreendermos por ele afirmar o que afirma é, segundo Sowell, indício de que algo vai mal…

O economista nunca foi simpático ao hábito da vitimização, e isto dá o tom não só de suas declarações públicas mas também da sua maneira de praticar as ciências sociais.

Neste texto você vai conhecer tanto o que faz de Sowell um fenômeno da discussão política – suas frases marcantes, seus livros mais importantes, suas célebres entrevistas à TV – como o que está por trás dessa figura genial – sua biografia, sua relevância acadêmica e, ainda, algumas curiosidades a seu respeito.



1
Dislike0
User badge image

Raquel Steglich

sim, é conservador. Em seu discurso ideologizante, Sowell faz questão de ignorar as diferenças inerentes dos processos históricos que levaram os africanos à América e condicionaram a situação dos afro-descendentes nos Estados Unidos nos séculos XX e XXI; e dos fenômenos que levaram ondas de asiáticos a imigrarem para os mais diferentes países. Para o liberal da Escola de Chicago, tais experiências seriam equivalentes e, justamente por isso, faz sua comparação absurda, para não dizer mal intencionada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais