Buscar

Explique qual o papel da anidrase carbônica no processo de formação do ácido clorídrico.

O suco gástrico apresenta acidez entre pH 1,0 a 2,5, associada ao HCl, o que lhe permite funcionar tanto como antisséptico, como agente desnaturante, ao desenovelar proteínas globulares e enfraquecer as ligações peptídicas entre os aminoácidos. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A anidrase carbônica desempenha um papel importante no processo de formação do ácido clorídrico no estômago. Ela é uma enzima presente nas células parietais do estômago e tem a função de catalisar a reação entre o dióxido de carbono (CO2) e a água (H2O), formando ácido carbônico (H2CO3). Esse ácido carbônico se dissocia rapidamente em íons hidrogênio (H+) e bicarbonato (HCO3-). Os íons hidrogênio são então transportados ativamente para o interior do estômago, onde se combinam com íons cloreto (Cl-) para formar o ácido clorídrico (HCl). Portanto, a anidrase carbônica é essencial para a produção do ácido clorídrico no estômago.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais