Buscar

Qual a importância de Saussure para a linguística?

💡 7 Respostas

User badge image

Gustavo Sardo Franken

Considerado o pai da linguística moderna, Saussure foi o primeiro a mostrar que a língua está presente na cultura humana desde os seus primórdios. Com ele, a linguística ganhou autonomia como ciência. Ele entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, e propôs que fosse chamada de Semiologia.

0
Dislike0
User badge image

Isabeli Gentile Amancio

Saussure, o pai da lingüística, desenvolveu alguns princípios de vital importância para o estudo da lingüística, dentre os quais podemos destacar os seguintes: a arbitrariedade do signo, a linearidade do significante, a dualidade entre língua e fala; e a antinomia entre sincronia e diacronia.

O signo lingüístico, junção de significado (conceito) e significante (imagem acústica), é exposto como arbitrário, isto é, imotivado; Saussure chega a comparar o signo lingüístico a uma moeda que possui uma face representada pelo significante e a outra pelo significado.

A dualidade entre língua e fala também é um assunto abordado por Saussure, língua nada mais é do que o conjunto de signos utilizados por determinado grupo para se expressarem e a fala é o instrumento que cada pessoa utiliza para expressar suas idéias e pensamentos. Mas cabe ressaltar ainda que, para uma pessoa utilizar a fala como instrumento, ela obrigatoriamente deve possuir o conhecimento da língua e justamente por esse motivo o teórico afirma que, de certo modo, a língua é superior a fala, apesar de serem interdependentes entre si.

Saussure dividiu, ainda, a lingüística em duas partes: lingüística diacrônica e lingüística sincrônica; a primeira estuda as mudanças que ocorreram na língua através dos anos e a segunda estuda a lingüística no presente. Em suma, Saussure declara que a língua é o único e verdadeiro objeto de estudo da lingüística.

0
Dislike0
User badge image

lorraine valim rodovalho

Considerado o pai da linguística moderna, Saussure foi o primeiro a mostrar que a língua está presente na cultura humana desde os seus primórdios. Com ele, a linguística ganhou autonomia como ciência. Ele entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, e propôs que fosse chamada de Semiologia

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais