Buscar

O que é RT para Desing de Interiores?

💡 4 Respostas

User badge image

Elita Villa

Com o advento do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), a atribuição de Arquitetos e Urbanistas agora se chama RRT, que quer dizer Registro de Responsabilidade Técnica! ... A RT Reserva Técnica é um valor pago ao profissional por indicar um produto ou serviço de uma empresa parceira ao seu cliente.

0
Dislike0
User badge image

Cris Góis

A RT é uma prática corrente na cultura do país em diversos segmentos do mercado e não constitui, por si só, ato ilegal. Praticada com transparência e responsabilidade, com pleno consentimento e acordo entre as partes envolvidas – clientes, profissionais e fornecedores, corresponde a um justo acerto por serviços prestados de consultoria técnica na aquisição de bens e serviços na execução de um projeto.

Nessa prática, os fornecedores garantem ao profissional um certo percentual sobre o montante gasto pelo cliente na empresa, no momento da execução do projeto. Entende-se que o designer de interiores prestou serviços ao cliente e ao lojista, feito mediante nota fiscal de serviços. No entanto, não pode haver para o cliente nenhuma oneração, cabendo ao lojista esse ônus, pelo fato de que a ele cabe ressarcir ao profissional os serviços técnicos prestados nessas aquisições. Dessa forma, a forma de pagamentos dos honorários referentes ao acompanhamento técnico na aquisição de bens e serviços devem ser estabelecidos por contrato e com total transparência, ainda com mais cuidado quando fornecedores estão envolvidos.

Ressalte-se que o projeto é algo à parte que requer pagamento de honorários específicos, não podendo, sob nenhuma hipótese ser substituído pela RT. Especificações de materiais, equipamentos e acessórios constituem parte integrante do projeto e como tais devem ser fornecidos aos clientes, que tem prerrogativa na escolha do fornecedor, de acordo aos seus interesses; a apresentação de diferentes opções amplia a participação do cliente no projeto e evidencia respeito do profissional. O respeito e a confiança do cliente é a base, o principio e o fundamento da atuação do designer de interiores.


0
Dislike0
User badge image

Sonia Souza

RT Reserva Técnica é um valor pago ao profissional por indicar um produto ou serviço de uma empresa parceira ao seu cliente. Geralmente corresponde a uma porcentagem sobre o valor da compra. Muitas lojas trabalham com este tipo de comissão


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais