Buscar

Quais os tipos de planejamento escolar?

💡 10 Respostas

User badge image

Neia silva

PRECISO COM URGENNCIA DE PONNTOS POR FAVOR CURTA MINHA RESPOSTA. Podem-se distinguir três etapas do plano de unidade que são elas: a apresentação na qual o professor procura identificar e estimular os interesses dos alunos, relacionando-os com o tema da unidade, podendo desenvolver atividades como pré-teste oral ou escrito a fim de sondar as experiências anteriores dos alunos, contendo os conceitos que eles deverão aprender na unidade; diálogo com a classe a respeito do tema a ser tratado; comunicação com os alunos sobre os objetivos da unidade; utilização de material ilustrativo como jornal, revista, e a própria aula expositiva a fim de introduzir o tema na classe.

2
Dislike0
User badge image

Lucas Cavalcante


O planejamento de ensino é dividido em três tipos, diferenciados por seu grau de especificidade crescente: planejamento do curso; planejamento da unidade e planejamento de aula.

O planejamento do curso é a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades a ser alcançado por uma turma em um período de tempo determinado.

O planejamento da unidade é uma especificação maior do plano de curso, sendo que a unidade de ensino é formada de assuntos inter-relacionados.

Podem-se distinguir três etapas do plano de unidade que são elas: a apresentação na qual o professor procura identificar e estimular os interesses dos alunos, relacionando-os com o tema da unidade, podendo desenvolver atividades como pré-teste oral ou escrito a fim de sondar as experiências anteriores dos alunos, contendo os conceitos que eles deverão aprender na unidade; diálogo com a classe a respeito do tema a ser tratado; comunicação com os alunos sobre os objetivos da unidade; utilização de material ilustrativo como jornal, revista, e a própria aula expositiva a fim de introduzir o tema na classe.

Já o planejamento da aula é a sequência de tudo o que será desenvolvido em sala de aula no dia letivo, especificando o comportamento esperado dos alunos e os meios que serão utilizados para sua realização. O plano de aula deve conter os estímulos adequados aos alunos para motiva-los, e criar uma atmosfera de comunicação entre professor e alunos a fim de favorecer o aprendizado.
1
Dislike0
User badge image

Code 5R

a) Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95).

b) Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola – atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO, 1992, p. 221).

c) Planejamento Curricular – é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

d) Planejamento de Ensino – é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33).



Leia mais: https://planejamentoeducacional.webnode.com.br/tipos-niveisdeplanejamento/


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais