Buscar

Qual é a importância do plasmídeo para as bactérias?

💡 4 Respostas

User badge image

Hudson Soares

 plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria

0
Dislike0
User badge image

Natalie Cardoso

Os plasmídeos apresentam funções essenciais para a bactéria, como relacionadas à sobrevivência do ser. Dessa forma, estas moléculas são as garantias seletivas dentro de um habitat onde se encontram as bactérias.

É muito observado, por exemplo, plasmídeos que contenham genes que apresentem resistência a antibióticos. Isso possibilita uma maior resistência da bactéria e, consequentemente, maior tempo de vida.

No entanto, ainda existem plasmídeos, como os de virulência, com a função de potencializar a bactéria causadora de doenças. Além destes, ainda existem os que realizam proteções pontuais, para impedir danos. Ou ainda outros que realizam funções de metabolização de substratos.

As regiões que se relacionam à adaptação e resistência são variáveis de molécula para molécula. No entanto, há também as regiões constantes. Genes responsáveis por replicar, realizar a manutenção e transferir os próprios genes são permanentes nas moléculas.

0
Dislike0
User badge image

Fernanda

é um dna extracromossimo, bacterias que o tem, apresentam vantagens em detrimento das que nao tem. Como maior resistência à antibióticos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais