Buscar

– Assistir o filme abaixo, que se passa em ambiente escolar. • Título do Filme: Ao Mestre com Carinho


   Fazer uma síntese (resumo) do filme com um esquema de pensamento: - Introdução do filme, Desenvolvimento: Conte o filme e Conclusão.

•    Análise do Filme Ao Mestre com Carinho e responda os itens abaixo, caso possa observa-los durante a apresentação, quanto:

- a) Ao tipo de gestão escolar ( justifique sua resposta)

- b) A postura e ou comportamento do(s) estudante (s ) ( justifique sua resposta)

- c) Aos professores, justifique suas respostas:

* Sua prática docente;

* Relação com os alunos

* Comprometimento profissional

* Relacionamento com a Comunidade

* Existe algum tipo de planejamento

- d) Aspectos físicos da escola. Como era o prédio , o espaço escolar

- Outras observações:

💡 2 Respostas

User badge image

Greicy Ferreira

""Ao Mestre com Carinho” é um drama vivido por um professor negro em uma escola em um bairro de Londres. O professor, tomado de coragem, decide enfrentar uma classe indisciplinada de alunos adolescentes, disposto a transformá-los em futuros homens e mulheres de bem.


O filme traz reflexões sobre alguns problemas sociais, raciais e outros próprios da fase insegura e muitas vezes angustiosa da adolescência. Também apresenta várias mensagens positivas em relação a tudo isso, como por exemplo, que é preciso se relacionar de igual para igual com os alunos, procurando conhecer o motivo de suas atitudes antes mesmo de criticá-las, pois mesmo sendo adolescentes, eles enfrentam problemas, e esses problemas precisam ser resolvidos.


Mark Thackeray é um engenheiro negro que ao estar desempregado decide aceitar uma proposta de ser professor. A turma é de adolescentes que cursam o último ano e que não querem nada com a vida, são extremamente indisciplinados e liderados por Denham, Pamela Dare e Barbara Pegg, e estão determinados a acabarem com Thackeray, como fizeram com o professor anterior.


Logo de início, percebe que a missão a desempenhar não vai ser fácil. Porém, acostumado já com as hostilidades, principalmente por ser negro, enfrenta o desafio, mesmo com seus colegas professores não acreditando na possibilidade de qualquer êxito em seu trabalho como professor. O que realmente faz diferença no método de ensino do professor Thackeray é quando ele percebe que eles estarão deixando a escola e enfrentando o mundo que os aguarda, batalhando por uma vaga no mercado de trabalho, com todas as responsabilidades exigidas pela vida adulta.


Desde então o conteúdo das aulas passa a ser uma conversa franca entre professor e alunos sobre os mais diversos temas como, por exemplo, a vida, sobrevivência, amor, morte, sexo, casamento. Eles vão ter que se submeter a certas formalidades que fazem parte do mundo competitivo que os aguarda, desde a forma de se tratarem entre si, com respeito, ao modo de se vestirem.


A estratégia adotada por Thackeray dá certo e, em pouco tempo, ele se torna o grande líder da classe. Denham ainda tenta hostilizá-lo, mas, termina se curvando diante da nova realidade. Ao final do ano letivo, Thackeray recebe um comunicado que o confirma no cargo de engenheiro-assistente de uma fábrica de rádios no interior. Entretanto, após receber uma calorosa e carinhosa homenagem de seus alunos, tem dificuldades em se decidir se aceita o novo emprego ou se continua lecionando na escola.


Apesar de o filme ser dos anos 60, ainda hoje podemos encontrar situações como aquelas nas salas de aula de hoje. Turmas de adolescentes que vivem o drama de não ter a atenção e carinho devido de seus pais muito ocupados com carreira, situação econômica e a busca neurótica de “ter” para se afirmar nesse mundo capitalista.


Assim, o professor passa a ser responsável por tentar resolver também os dramas vividos pelos seus alunos. É muito importante a atenção e a dedicação do professor com seus alunos, independente da matéria e do programa de ensino, é necessário que haja uma interação maior entre ambas as partes. A sala de aula deve ser um lugar de troca de experiências e de resgate de valores até então perdidos na sociedade, como: gentileza, higiene, cidadania e respeito. O professor jamais pode esquecer que ele é formador de opiniões e por isso não pode ter medo de enfrentar os problemas que são pertinentes à função do educador.

2
Dislike0
User badge image

Vivian Celeste De Luna

A tomada de consciência sobre algum tema, pensamento, fato, situação ou pessoa, pode ter uma dimensão social, comunitária, porém, o último reduto é a pessoa em sua inalienável individualidade. O sujeito e sua consciência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais