Buscar

8. O que significa a palavra razão no contexto de esquemas intermitentes de reforçamento? E qual a diferença entre a razão fixa e a razão variável?

💡 3 Respostas

User badge image

Lima Junior

Neste contexto a palavra razão é equivalente ao conceito de razão matemático. Ou seja, a grosso modo "um valor entre dois periodos". O esquema de razão fixa corresponde ao período onde o organismo será reforçado em "esquema" de valores contantes. Por exemplo: num esquema de razão fixa 2: a cada 2x q um rato preciona a barra o rato é reforçado, então, ele será reforçado sempre após a emissão da mesma quantidade de respostas, que neste caso é 2x. Ou seja, sempre após apertar a barra duas vezes o rato recebe o reforço.
Já no esquema de razão variável, o período de intervalo entre cada reforço é variável, ou seja, o rato pressiona a barra duas vezes e recebe o reforço, na próxima vez, ele pode ser reforçado após pressionar a barra 4 vezes, e na próxima na primeira vez, ou seja, o reforço nesse esquema vai ser aleatório, não dando para montar um padrão como temos no esquema de razão fixa. Um exemplo para este esquema é uma máquina caça níquel, onde o jogador não sabe quantas vezes precisa jogar para poder ganhar, as vezes joga uma vez e ganha, as vezes, joga 10 , as vezes 21...

No esquema de razão fixa sempre existe um padrão de vezes que a resposta será reforçada, já no de razão variável não existe, a quantidade de respostas muda.
0
Dislike0
User badge image

Valdir Gabriel

Dentro dos esquemas intermitentes de reforçamento razão significa quantidade. E razão fixa indica que a quantidade de respostas necessária para que haja a liberação do reforço é fixa, ou seja vai ser sempre a mesma quantia. Já na razão variável o numero de respostas é variável, isso quer dizer que ele não vai seguir um padrão do tipo: a cada duas emissões da resposta o individuo ganha o reforço, ele vai ser mais assim: o individuo ganhou reforço quando emitiu a resposta 3-6-7-9-13-17-27-32 vezes.

Espero que tenha ficado claro

0
Dislike0
User badge image

Kellen Costa

Razão, seria o número de respostas.

Esquema de Razão Fixa (FR), um reforçador ocorre toda vez que um número fixo de respostas de um determinado tipo são emitidas. Razão Variável (VR), um reforçador ocorre após um número determinado de uma resposta em particular, sendo que esse número muda de modo imprevisível de um reforçador para outro.

Martin, G., & Pear, J. (2018). Modificação de Comportamento: o que é e como fazer (10a ed.). Rio de Janeiro: Guanabara.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais