Buscar

Laje Cogumelo

As lajes cogumelo são utilizadas com frequência desde os primórdios da arquitetura moderna nas estruturas de concreto armado. O tipo de laje cogumelo mais utilizado é o de espessura única constante, sem capitéis. Por apresentar algumas vantagens em relação ao sistema de laje maciça com vigas, esse tipo de laje é, ainda hoje, muito utilizado por arquitetos e engenheiros.

São vantagens desse tipo de laje

I. a possibilidade de vencer vãos maiores que a laje maciça comum (mantendo-se os mesmos vãos).

II. a maior rapidez de construção, por demandar um cimbramento (forma) muito mais simples, vantagem que se amplia quando da execução de andares múltiplos, com repetição de formas.

III. a flexibilidade no posicionamento dos pilares, que não precisam obedecer a uma malha definida, bastando que obedeçam a uma equidistância razoável entre si para manter sua espessura constante.

IV. a possibilidade de utilização de fachadas com aberturas horizontais contínuas (janelas em fita), sem a interrupção por pilares periféricos, que passam a se posicionar recuados em relação à fachada, em função da distância que necessitam ter da borda para combater os esforços de punção.

V. a possibilidade de diminuição das distâncias entre pisos e, consequentemente, da altura total da edificação em prédios que recebem tubulação de ar condicionado sobre o forro, em função da inexistência de vigas (considerando-se a manutenção de uma mesma altura útil sob o forro).

É correto apenas o que se afirma em

  • a) I, II,III e IV.
  • b) I, II, III e V.
  • c) I, II, IV e V.
  • d) I, III, IV e V.
  • e) II, III, IV e V.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Operações Urbanas Consorciadas

Arquitetura e Urbanismo

UNIRITTER

User badge image

Agnieska Stasiak

Question Icon

Ministério das Cidades

Arquitetura e Urbanismo

UNIRITTER

User badge image

Agnieska Stasiak

Materiais relacionados