Buscar

s

Com a engenharia é a arte de resolver problemas, temos que fazer o estudo do método e das regras para levar à descoberta é a invenção. O método pode ser resumido em quatro passos. Qual o primeiro?

Escolha uma:

a. Retrospecto

b. Compreensão do problema

c. Execução do plano

d. Estabelecimento de um plano

e. Análise de dados

💡 1 Resposta

User badge image

Priscilla Barreiros

Para a resolução de problemas é necessário que você conheça o problema, delimitando-o, caracterizando de forma que possa analisar as possibilidades.

A resposta, portanto, é a letra b.

Mas para que não fique nenhuma dúvida sobre o assunto, ela pode ser melhor esclarecida com base no livro Introdução à Engenharia, de Marcia Agostinho, Dirceu Amorelli e Simone Ramalho (2015), conforme descrito abaixo:

Em 1957, G. Polya publicava um livro com o qual pretendia orientar estudantes a respeito dos passos necessários na resolução de problemas. (...) Para isso, devemos manter uma atitude mental aberta e clara, lançando mão do que os gregos denominavam “heurística” – o estudo do método e das regras que conduzem à descoberta e à invenção. Poderíamos dizer que essa atitude nos conduz à engenhosidade – caráter primordial da engenharia.

Tal atitude se revela metódica, fazendo da engenhosidade mais do que um dom. Ela é uma arte. O método pode ser resumido nos seguintes passos (POLYA, 1957):

Primeiro: Compreensão do problema – “Qual é a incógnita?” “Quais são os dados?” “Qual é a condicionante?”

Segundo: Estabelecimento de um plano – “Já o viu antes?” “Conhece um problema correlato?” “É possível reformular o problema?”

Terceiro: Execução de um plano – “É possível demonstrar que ele está correto?”

Quarto: Retrospecto – “É possível verificar o argumento?” “É possível chegar ao resultado por um caminho diferente?”

Desde que se tornou uma profissão acadêmica formal, a engenharia tem evoluído e se diferenciado. Inicialmente eram apenas as engenharias militar e civil, hoje são centenas de modalidades e especializações. Ainda assim, há algo fundamental que une todas elas e que conferem a identidade de qualquer profissional da engenharia: a arte de resolver problemas.

Fonte: Introdução à engenharia . Marcia Agostinho, Dirceu Amorelli, Simone Ramalho. – 1. ed. – Rio de Janeiro : Lexikon, 2015. pag. 34-35.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Ética

Ética I

FACULDADE BAGOZZI

User badge image

Nathália Larré

Materiais relacionados