A maior rede de estudos do Brasil

livro Apenas maria

. Analise as afirmações a seguir e assinale aquela que se relaciona à prática da vivência da tolerância religiosa:

a) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões apenas serve para confundir e semear a discórdia entre os fiéis – motivo pelo qual o melhor exercício de tolerância é o dever de cada um de cuidar de si, ou seja, quanto menos misturar as pessoas e crenças, melhor para cada um.

b) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões pode contribuir para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, mas isso necessariamente ofende ou viola as crenças, os ritos e as práticas individuais e coletivas de cada grupo, e aprofunda o vínculo entre o fiel e seu sistema de crenças.

c) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões pode contribuir para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, mas deve sempre apenas servir para demonstrar como as outras crenças são necessariamente inferiores e insignificantes se comparadas com aquelas de nossa própria tradição.

d) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões não contribui para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, pois isso necessariamente ofende ou viola as crenças, os ritos e as práticas individuais e coletivas de um grupo, podendo, inclusive, colaborar para desfazer o vínculo entre o fiel e seu sistema de crenças.

e) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões pode contribuir para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, sem que isso necessariamente ofenda ou viole as crenças, os ritos e as práticas individuais e coletivas de cada grupo, podendo, inclusive, colaborar para aprofundar o vínculo entre o fiel e seu sistema de crenças.

Gabarito

2. Assinale a opção correta:

a) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está nos valores metafísicos que o sustentam. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

b) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está no controle do comportamento coletivo, com base em sanções físicas e simbólicas. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

c) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está na capacidade de conquistar espaços de poder ou agentes poderosos para suas fileiras. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

d) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está na manipulação da ingenuidade das pessoas para acreditarem em seres e acontecimentos extraordinários. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

e) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está na capacidade de acumular terras e propriedades, e de obter poder e influência, possibilitada pela riqueza material. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

Teologia

SENAC


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?