Qual o entendimento atual do STF sobre a teoria dos motivos determinantes?
3 resposta(s)
Carla Colares
Há mais de um mês
atualmente o STF refutar a Teoria dos Motivos Determinantes, parte importante da doutrina a defende, objetivando a melhoria do sistema jurídico, com otimização das decisões judiciais.
bjos

jose carlos pedro
Há mais de um mês
a teoria dos motivos determinantes consiste na aplicação vinculante, pelo Supremo Tribunal Federal, de não apenas o dispositivo da sentença, mas também dos fundamentos que levaram a sua prolação.
Amanda Serejo
Há mais de um mês
De fato, o STF havia admitido a possibilidade da transcendência dos motivos que embasam a decisão proferida pela Corte, em processo de fiscalização normativa e abstrata de constitucionalidade, e os aplicando a outras ações, em ordem a proclamar que o efeito vinculante referia-se, também, à própria ratio decidendi (razão de decidir), projetando-se, em consequência, para além da parte dispositiva do julgamento da ação direta (Rcl nº 2986, Rel. Min. Celso de Mello, DJU de 18.03.2005).
Caso seja decidida pelo STF a inconstitucionalidade de determinada norma em sede de controle concreto e seja aplicada a tese extensiva, a modulação desses efeitos teria uma maior ainda repercussão jurídica: a decisão vincularia as partes; a parte dispositiva e os motivos determinantes vinculariam da mesma forma que a decisão do Controle Abstrato